Invasões Barbáras Ficha de Trabalho

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
1.Completa o texto.

Os Romanos chamavam _______________ a todos os povos que viviam fora das ____________ do Império _______________, e que não falavam o ____________. Estes povos dedicavam-se sobretudo  à _______________, mas eram conhecidos sobretudo como violentos guerreiros.
Nos finais do século IV, alguns destes povos, como os _______________, Ostrogodos, ______________ e Alamanos invadiram o território. Quando a cidade de Roma foi invadida, no ano de 476, caiu o Império ____________ do ______________ e iniciou-se uma nova época histórica a que os historiadores convencionaram chamar _____________   ______________. 


2.Comenta a seguinte afirmação:

“Numa fase inicial, foi difícil a convivência entre Germanos (vencedores) e Romanos (vencidos).
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.Descreve a ação da Igreja Católica na conversão e evangelização dos povos bárbaros.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.Nos finais do século IV, a Europa conheceu o início de um longo período de invasões por parte de diferentes povos bárbaros. Nos séculos VIII e IX a Europa voltou a ser invadida. Estas invasões provocaram um clima de insegurança entre as populações.

4.1.Relaciona o clima de insegurança provocado pelas invasões bárbaras deste período, com a ruralização e a economia de subsistência.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.Lê com atenção o documento que se segue.
A Sociedade Medieval
“Aos membros do Clero, Deus manda ensinar a manter a verdadeira fé a ministrar a sagrada água do baptismo. (…) Devem, sem cessar, rezar pelo bem do povo.
Os nobres são os guerreiros, os protetores das Igrejas. Defendem todos os homens, grandes e pequenos (…). A outra classe é a dos não-livres. Esta raça de infelizes nada possui sem sofrimento. São eles que fornecem a todos provisões e vestuário; por isso nenhum homem livre poderia viver sem eles.
A casa de Deus, que parece única, está pois dividida em três: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Todos vivem em conjunto e não podem, por isso, separar-se.”
Adalbéron, Carta ao Rei Roberto (século XI)

5.1.Identifica os grupos sociais que existiam na Idade Média e que são referidos no documento.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger