Ficha informativa
Assunto: A ordem democrática: o caso ateniense .
Evolução Política em
Atenas
1.
Monarquia (até
ao séc. VII A.C) -regime político no qual o rei governa a cidade com todos os
poderes: político, militar e religioso.
2. Aristocracia
/ Oligarquia (séc.
VII A.C) -regime em que o poder pertence a um pequeno número de famílias ricas
e poderosas.
3.1.
Drácon (621 A .C) -A revolução
draconiana não foi só o estabelecimento de normas válidas para todos: ela visou
também a exigência da publicidade dos julgamentos. Doravante o poder
tradicional que continuava nas mãos dos nobres, teria de explicar publicamente
as decisões judiciárias, o que equivalia ao aparecimento do logos. Foi o
triunfo da linguagem comum.
3.2. Sólon (594-593 A .C) -medidas:
* Decretou a libertação dos camponeses
que tinham sido escravizados por dívidas;
* Impôs limites às propriedades
agrárias;
* Reformou o sistema
monetário e fomentou o comércio e as atividades artesanais, dando a muitos metecos a oportunidade de enriquecerem;
* Repartiu os cidadãos
em 4 classes conforme as suas posses.
3.3.
Tirania
(séc.VI
A.C) -regime político em que o poder é usurpado pela força e é exercido por um
homem [tirano] apoiado numa pequena parte do povo sem atender às
instituições tradicionais.
3.4. Reformas de Pisístrato (560-572 A .C) :
* Procedeu a uma reforma agrária,
confiscando terras aos nobres e distribuindo-as pelo campesinato;
* Assegurou o abastecimento de trigo,
fundação de feitorias comerciais e colónias;
* Mandou embelezar a cidade iniciando a
construção dos templos da Acrópole: o Pártenon, o templo de Zeus, etc.;
*
Organizou festas e cultos religiosos .
* Ordenou a compilação
dos Poemas Homéricos
3.5. Reformas de Clístenes (508-507 A .C) :
*
Toda a Ática dividida em 100 demos, circunscrições territoriais, de
dimensões semelhantes, agrupados em 10 tribos.
*
Cada tribo incluiria, obrigatoriamente, demos da cidade [Atenas e
arredores], da costa e do interior [montanha e planície], de modo a misturarem-se
os vários grupos sociais e evitar-se o desenvolvimento de interesses regionais
que prejudicassem a comunidade.
*
Todos os homens nascidos livres na Ática seriam cidadãos beneficiando da
igualdade perante a lei [isonomia] e de iguais direitos políticos [isocracia].
* O cidadão ateniense passaria a
designar-se pelo nome do demos onde vivia, no qual devia registar-se, e não
mais pelo da família [patronímico].
* De todas as tribos
retirar-se-iam, em igual número, os magistrados e os membros das assembleias.
* A fim de evitar qualquer forma de
tirania estabeleceu o ostracismo: a assembleia do povo podia expulsar da
cidade, por 10 anos, qualquer pessoa que demonstrasse ambição pessoal.
Conclusão: De futuro, todo o
indivíduo, nascido livre no território de Atenas, identificar-se-ia social e
politicamente, não pela sua classe, mas pelo demos que habitava.
3.6. Reformas de
Péricles:
*
As mistoforias -remunerações para os cargos de juiz, depois extensíveis
aos de buleuta e de arconte, assim como à participação nos trabalhos da
Eclésia.
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