Fragmentação
política do mundo Grego
O
relevo montanhoso e acidentado da Grécia e a dificuldade nas comunicações deram
origem às divisões do país, formando Pólis.
A
Pólis
A Grécia era
independente. Possuía população, leis e território próprios.
Os
espaços da Cidade Grega
Os espaços de Atenas:
- Acrópole: Lugar mais alto da principal
colina. Nela encontravam-se os principais edifícios públicos e profanos,
templos e residências aristocráticas.
- Ágora: Na
parte baixa da cidade encontravam-se as habitações populares. A Ágora passou a
centralizar o mercado e as assembleias, tornando-se assim o efetivo centro
cívico e político da cidade.
Evolução
política de Atenas, na qual Péricles teve grande importância
·
De
800 a 700 a.c à Monarquia
·
De
750 a 600 a.c à Oligarquia
·
De
620 a 500 a.c à Tirania
·
A
partir de 520 a.c à Democracia
A
democracia Ateniense como democracia directa
Era
uma democracia direta porque:
·
O
governo era eleito conforme as intenções de voto dos eleitores
·
Todos
os cidadãos eram, supostamente, iguais
·
Todos
podiam participar
·
Isonomia,
Isocracia e Isegoria
·
Introdução
das mistoforias
As
características da democracia Ateniense
·
O
princípio da soberania popular
·
O
uso do sorteio (na escolha dos magistrados)
·
O
carácter transitório dos cargos (evitar corrupções e abusos pessoais do poder)
·
As
leis (porque eram sugeridas, discutidas e aprovadas por todos na Assembleia)
A
importância da oratória no contexto da democracia directa
Na democracia direta, a palavra
revelou-se um instrumento importante de persuasão e de domínio. Era através da
palavra que os cidadãos se faziam ouvir, nas assembleias, os seus pedidos e
queixas. Assim quem melhor falava melhor convencia, conquistando prestígio e
simpatia. Dai que a oratória se tenha tornado um dote precioso para o exercício
da vida política.
Os
órgãos do poder legislativo, poder executivo e poder judicial na democracia
Ateniense
·
Legislativo
(Eclésia; Boulé)
·
Executivo
(Boulé e Magistrados)
·
Judicial
(Areópago, Aelieo)
Direitos
dos Cidadãos
·
Direito
à liberdade
·
Isonomia
ou igualdade perante a lei
·
Isocracia
ou seja igualdade de acesso aos cargos públicos
·
Isegoria
ou direito igualitário ao uso da palavra.
Os
limites da participação demográfica
·
Só
os cidadãos têm direitos Cívicos
·
As
mulheres e os Metecos não eram detentores de cidadania e de acesso aos cargos
políticos
·
Existência
de escravatura
·
Imperialismo
ateniense, Atenas tentou impor pela força o seu regime político a outras
cidades da liga de Belos
·
Excessiva
valorização das leis e decisões colectivas com constante mudança dos
magistrados, manipulação do povo nas assembleias e escolha por sorteio, o que
permitia que muitos mais cidadãos mal preparados acedessem a cargos políticos.
·
Ostricidio
Comparação
entre a democracia Ateniense e a democracia actual
Na democracia ateniense, só os cidadãos
(homens com mais de 18 anos e serviço militar cumprido) tinham direito de voto.
Na democracia atual, tanto mulheres como homens (com mais de 18 anos) têm
direito de voto.
A
educação dos jovens Atenienses e o exercício da cidadania.
Os jovens eram educados para serem
cidadãos. Até aos 7 anos estavam no gineceu. Depois dos 7 anos iam para a
escola. Aos 15 anos, preparavam-se fisicamente e mentalmente. Dos 18 aos 20
cumpriam serviço militar, para a partir dos 20 anos se tornarem cidadãos.
O
significado das grandes manifestações cívico-religiosas.
·
Carácter
religioso porque eram dedicadas aos deuses e homenageavam os heróis míticos.
·
Realizavam-se
em recintos considerados sagrados
·
Tinham
um importante papel recreativo e sociocultural
·
Algumas
atraiam devotos e participantes de todo o mundo
Estas
festividades contribuíram para a comunhão de crenças, cultos e tradições entre
todos os Gregos, sendo hoje consideradas como um dos mais importantes fatores
da sua identidade cultural
Os
elementos básicos da arquitetura Grega.
·
Conjunto
de regras que definem as medidas e as relações de proporção entre todos os
elementos construtivos
·
A
forma desses elementos
·
A
decoração que comportavam
O
declive idealista das obras escultóricas
O
idealismo era a forma de representar as esculturas com uma seleção que
permitisse representar as formas mais perfeitas.
Os
objetivos estéticos e religiosos da arte clássica.
Os
objetivos estéticos eram alinhar o naturalismo e o dinamismo das formas
anatómicas ao idealismo do rosto do atleta, de forma a evidenciar a beleza do
homem.
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