O mundo romano no apogeu do Império

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
Legionário Romano ROMA E A EXPANSÃO – ECONOMIA- SOCIEDADE – A VIDA QUOTIDIANA


ROMA E A EXPANSÃO



   Roma, uma cidade pobre, fundada no século VIII a. C., na Península Itálica, conseguiu dominar um Império que se estendia por todo o Mediterrâneo, Norte de África e Europa, numa área de mais de três milhões de quilómetros quadrados de extensão.
   Os Romanos eram um povo guerreiro, ambicioso e disciplinado, como provam os seus exércitos de voluntários constituído por legiões que chegavam a ter mais de 6000 homens.
   Habituados a defenderem-se dos ataques dos povos vizinhos, a ganância levou-os à conquista de territórios que lhes proporcionassem grande riqueza. Por dominarem as duas margens do Mediterrâneo, tornando-o um lago interior, chamaram-lhe Mare Nostrum.


ECONOMIA



INICIALMENTE, OS ROMANOS DEDICAVAM-SE À AGRO-PECUÁRIA. DEPOIS, INTERESSARAM-SE PELA ACTIVIDADE COMERCIAL, POIS ERAM MUITOS E VARIADOS OS PRODUTOS QUE VINHAM Rotas ComerciaisDE TODO IMPÉRIO ( VINHO, CEREAIS, TECIDOS, AZEITE) E QUE SE NEGOCIAVAM. PORQUE SE APODERARAM DE MUITOS METAIS PRECIOSOS, AUMENTOU A CUNHAGEM E CIRCULAÇÃO DA MOEDA, DANDO  ORIGEM A UMA ECONOMIA MONETÁRIA E TAMBÉM URBANA, POIS ERAM AS CIADADES OS LOCAIS DE MAIOR COMÉRCIO E CONSUMO.

SOCIEDADE

   A sociedade Romana estava dividida em dois grandes estratos: o estrato superior, constituído pela ordem senatorial ( senadores), ordem equestre (cavaleiros) e decuriões, que se distinguia pela riqueza, o poder e cargos administrativos; o estrato inferior, constituído pela plebe urbana e rural (povo), pelos libertos e pelos escravos. A liberdade e a ocupação estabeleciam as diferenças. os membros deste estrato viviam do trabalho ou mesmo à custa do Estado ou dos homens ricos.

A VIDA QUOTIDIANA

   O modo de vida dependia da riqueza. Os ricos viviam nas domus, grandes mansões nos arredores das cidades, ou nas villae, se preferiam a vida no campo.
  Para os pobres havia as insulae (ilhas), grandes aglomerados habitacionais, sem comodidades.
Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger