A Revolução Republicana e a queda da Monarquia

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF

O partido Republicano

      Apesar das tentativas de modernização da agricultura e da industria, verificadas ao longo do século XIX, os problemas do país não forma totalmente resolvidos. Portugal continuava a revelar dificuldades económicas, sociais e políticas. Aos poucos, foi crescendo o descontentamento em relação à monarquia constitucional.

Em 1876 constitui-se um novo partido político – o Partido Republicano Português, que propunha substituir a Monarquia pela República. O pais deixaria de ser governado por um rei que herdava o poder ( Monarquia hereditária) e passava a ter um presidente eleito por um tempo determinado ( República).

   O Partido Republicano propunha ainda numerosas reformas para modernizar Portugal e melhorar  a situação das populações.

   Um novo acontecimento relacionado com as colónias portuguesas em África veio ajudar à afirmação do Partido Republicano.

 

O ultimato

   Nesta época, vários países europeus mostravam-se interessados em ocupar territórios em África. Este continente possuía muitas matérias primas necessárias ao desenvolvimento das industrias europeias e constituía um bom mercado para a colocação dos seus produtos.  Mapa-cor-de-rosa. Este mapa marcava com a cor rosa os territórios a que Portugal se considerava por direito.

    Os conflitos pela posse destes territórios tornaram-se frequentes. Na conferencia de Berlim(1884-85) onde estiveram reunidos representantes dos países com interesses em África, foi decidido que a partilha dos territórios seria feita de acordo com a ocupação efectiva, independentemente de quem os tivesse descoberto. Esta medida prejudicava Portugal, pelo que foram enviadas várias expedições de militares, cientistas e missionários para o continente africano e apresentado, em 1887, o mapa cor-de-rosa.

  A Inglaterra, que também pretendia os mesmos territórios entre Angola e Moçambique, enviou , em 1890, um ultimato (ordem) ao governo exigindo a retirada dos portugueses desses territórios.

   Portugal, sem força militar para se opor aos Ingleses, acabou por ceder.

O 31 de Janeiro de 1891

   O Partido Republicano e , igualmente, muitos monárquicos e outros independentes, organizaram comícios e manifestações de protesto contra a entrega dos territórios africanos a Inglaterra.

   O Governo e, sobretudo o rei foram acusados de terem cedido perante a Inglaterra. Este ato foi considerado por muitos como traição à pátria.

   A 31 de Janeiro de 1891 rebentou no Porto uma revolta contra a monarquia. Nela participaram populares e militares.

   Embora as tropas governamentais tivessem rapidamente restabelecido a ordem, este acontecimento remontou o descontentamento dos Portugueses em relação ao regime monárquico e a aceitação, cada vez maior das ideias republicanas.

O regicídio

   Perante as greves e manifestações populares e a agitação da vida política, os governantes sucediam-se.

  Foi neste cima de descontentamento que a 1 de Fevereiro de 1908 se deu o regicídio: O rei D. Carlos foi morto a tiro quando passava de carruagem pelo Terreiro do Paço.

   Com ele morreu o herdeiro ao trono, D. Luís Filipe.

   O Infante D. Manuel, segundo filho de D.. Carlos, foi aclamado rei.

 

Verifica se compreendeste:

1. Indica uma causa do descontentamento popular no final do século XIX.

2. refere o que pretendia o Partido Republicano.

3. Explica o que foi o mapa cor-de-rosa.

4. Sobre o ultimato Inglês indica:

4.1. em que consistiu;

4.2. Qual a decisão do governo português;

4.3. Quais as consequências dessa decisão.

Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger