A SOCIEDADE SENHORIAL

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
A VIDA QUOTIDIANA- SÉCULOS XII E XIII

  À medida que iam conquistando território, os nossos primeiros Reis tiveram duas preocupações: povoar e cultivar as terras.

   Nas suas terras - senhorios - os senhores tinham vários privilégios: receber impostos do povo; aplicar a justiça; não pagar impostos ao rei. Os senhores eram pessoas importantes para quem o povo trabalhava. Este pagava impostos e tinha muitas obrigações. Para povoar as terras os senhores doaram terras ao povo onde este tinha alguma autonomia - os concelhos.

OS GRUPOS SOCIAIS



A nobreza ocupava altos cargos no governo , na administração ou nas chefias militares junto ao rei. A principal ocupação era a actividade guerreira, acompanhando os reis nas batalhas e durante o tempo de paz preparava-se para a guerra participando em torneios caçadas e cavalgadas. Tinha grandes propriedades e vivia nos castelos.
Nos tempos livres jogava xadrez, dados e organizava festas e banquetes.





O Clero  dedicava-se à vida religiosa, à assistência dos doentes e ao ensino. Era formado pelos bispos e padres ( clero secular) e pelos abades, monges, frades e freiras ( clero regular). Era o unico grupo social que sabia escrever. As escolas ficavam nos mosteiros onde havia importantes bibliotecas que iam obtendo novos livros através da acção dos monges copistas. 






O povo dedicava-se à agricultura, à pesca, ao comércio  e ao artesanato. os reis e senhores, para povoar terras, doaram-nas através de cartas de foral, criando os concelhos. Nestes os moradores podiam eleger os seus representantes para a Assembleia dos Homens-Bons que escolhia o juiz (aplicava justiça), o almotacé ( fiscalizava os preços) e o almoxarife ( cobrava os impostos).





Conceitos: 


Carta de foral - documento onde estavam escritos os direitos e os deveres dos moradores dos concelhos para com o senhor que a concedia.


Concelhos - nome das terras doadas ao povo onde este tinha alguma autonomia.


Coutos - nome das terras doadas ao Clero.


Honras - Nome das terras doadas à nobreza.


Monge copista - membro da ordem religiosa que copiava manualmente livros e documentos. 


Reguengos - nome das terras que o rei possuía.


Senhorio - grande propriedade de terreno pertencente a um senhor.


Torneio - competição entre cavaleiros e nobres. 

Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger