No período em que o rei e a corte portuguesa estiveram no Brasil - 13 anos -, neste território verificaram-se muitas mudanças:
- O Rio de Janeiro substituiu Lisboa como sede do governo;
- foram construídos hospitais, escolas, tribunais, industrias e estradas;
- o comércio do Brasil com o estrangeiro desenvolveu-se muito, porque os portos brasileiros foram abertos, não sendo, assim, necessário comprar e vender tudo através de Portugal.;
- Houve um grande desenvolvimento da cultura e da ciência.
Quando D. João VI regressou a Portugal, deixou o seu filho, D. Pedro, como regente do Brasil.
Entretanto, as Cortes Constituintes decidiram retirar ao Brasil muitos dos privilégios que lhe tinham sido dados. O Brasil, que em 1815 tinha sido elevado à categoria de Reino, voltou a ser uma colónia de Portugal. Esta Nova situação provocou o descontentamento dos portugueses residentes no Brasil.
Esse descontentamento motivou uma revolta no Brasil contra as exigências das Cortes Constituintes de Lisboa, que tinham anulado todos os poderes do príncipe-regente D. Pedro.
Apoiada pelas populações revoltosas, D. Pedro declarou a independência do Brasil. Nas margens do rio Ipiranga gritou: " Independência ou morte! ".
Este episódio ficou conhecido como a Revolta do Ipiranga (7 de Setembro de 1822).
Portugal só viria a reconhecer essa independência três anos depois, mas o Brasil é, de facto, um pais independente desde 1822.
+ comentários + 3 comentários
ola acabei de conhecer este site mas pelo que vejo tem me dado muito jeito obrigada.
c:
a mim tabem obrigado por tudo:)
por acaso vou ter teste amnha de h.h.p e vai dar jeito e um site lindo
09-03-2018
Enviar um comentário