A Reconquista e a formação de Portugal

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
    O movimento da Reconquista da Península pelos Cristãos foi organizado a partir das montanhas das Astúrias, a norte. Aí se haviam refugiado os últimos cavaleiros visigodos que, pouco a pouco, foram alargando o seu pequeno reino, em direcção a sul. A reconquista durou cerca de oito séculos, durante os quais se formaram os reinos de Leão e Castela, Navarra, Aragão e Portugal.
   Em 1086, Afonso VI, rei de leão e Castela, conquistou aos mouros a importante cidade de Toledo. Aflitos, estes procuraram o auxilio seus aliados do Norte de África, os Almorávidas .
   Pouco tempo depois, um poderoso exército muçulmano vence Afonso VI, em Zalaca. É então a sua vez de apelar para a ajuda da Europa cristã. Em seu socorro vêm muitos cavaleiros - entre eles um nobre francês, Henrique de Borgonha. Em troca da sua valentia, o rei concede-lhe a mão de sua filha, D. Teresa, e uma terra para governar - o Condado Portucalense.


   A  terra concedida a D. Henrique correspondia sensivelmente ao Norte de Portugal, até Coimbra, onde então se situava a fronteira entre o Norte cristão e o Sul muçulmano.


   Foi o filho de D. Henrique e de D. Teresa, Afonso Henriques, que fundou o reino de Portugal. Para isso teve  que quebrar a vassalagem que devia ao rei de Leão e Castela, seu senhor. Em 1179, o Papa Alexandre III reconheceu, através de um documento escrito _ a Bula Manifestis Probatum - , o reino de Portugal.

   Entretanto, D. Afonso Henriques foi travando importantes batalhas contra os muçulmanos, a fim de alargar os seus territórios para Sul. Os seus sucessores continuaram esta luta, conquistando definitivamente o Alentejo e o Algarve (século XIII). Portugal, como é hoje, existe, pois, há cerca de 700 anos.
Share this article :
 

+ comentários + 1 comentários

Anónimo
9 de dezembro de 2011 às 11:03

Então, e o concelho de Olivença com as suas freguesias como Táliga, São Domingos, etc.?

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger