- Completa o seguinte resumo:
A crise económica provocada pela _________, pela ___________ e pelos_____________ prejudicou os grandes ______________, que viviam do rendimento das suas terras, e também o ___________, pois muitas dessas terras deixaram de ser cultivadas e os preços dos produtos ____________.
Quando _______________ morreu, surgiu também uma crise política, devido à sua filha _______________ , ser casada com o rei de ____________; conforme fora estabelecido no tratado de ____________________.
O burguês ________________ chefiou a revolução, que teve a colaboração do Mestre de Avis. O povo apoiou este candidato e pediu-lhe que aceitasse o cargo de __________
Também foi apoiado pela burguesia: Grande parte do ____________ e da nobreza tomaram partido de _______________.
- Lê atentamente o documento:
Rui Pereira começou a falar deste modo:
_ Senhores e amigos: o Mestre (…) manda-vos dizer que bem sabeis como este reino anda todo revoltado e com partidos contrários e como os castelhanos o querem subjugar e haver para si (…) E sabei bem com el-rei de Castela está muito perto da cidade de Lisboa (…). Por isso, o Mestre vos manda pedir que armeis imediatamente as naus e barcas que há nesta cidade do Porto para, com estas que agora chegaram a Lisboa, irem todas combater contra a frota de Castela (…). Além disso, vos pede que ajudeis com uma soma de dinheiro emprestado (…) e vos promete que vos pagará muito bem.
Fernão Lopes, Crónica D. João
2.1. Identifica:
a) “O Mestre” citado no documento.
b) Os “partido contrários” ai referidos.
- Analisa o documento: “ O problema de sucessão ao trono em 1383/85.
3.1. Do teu ponto de vista e partindo da análise do quadro genealógico quem é que tinha direito ao trono após a morte de D. Fernando? Explica porquê.
- O país ficou dividido, havia grupos que apoiavam D. Beatriz, outros apoiavam o mestre de Avis. Diz quem eram estes apoiantes e os motivos que os levaram a apoiar os pretendentes ao trono referidos.
- O que aconteceu nas cortes de Coimbra em 1385?
- Faz a descrição do que aconteceu na batalha de Aljubarrota em 1385.
+ comentários + 1 comentários
Na concorrência das rotas do Levante, a quem interessava o negócio das especiarias? E a quem atacavam no Oriente?
Enviar um comentário