A Contra- Reforma católica

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
A CONTRA-REFORMA CATÓLICA

   A expansão do protestantismo provocou uma reacção na Igreja Católica conhecida por Contra- ReformCONCÍLIO DE TRENTOa. Um dos acontecimentos mais importantes foi a convocação, pelo Papa Paulo III, de um concílio para debater e tomar decisões sobre os assuntos de organização e doutrina da Igreja. Do Concílio de Trento (1545-63) saíram duas orientações fundamentais: a reafirmação das posições do catolicismo postas em causa pelos protestantes e a necessidade de renovação interna da Igreja.
   Com a reforma Católica apareceram novas ordens religiosas destacando-se a Companhia de Jesus, oficializada pelo Papa III em 1540. Os Jesuítas destacaram-se no ensino e na consolidação e expansão da fé cristã através da missionação, quer na Europa quer nos territórios dos impérios.
   Para combater a difusão do protestantismo, a Igreja Católica também usou instrumentos repressivos: O Índex, catálogo regularmente actualizado Sessão de um tribunal da Inquisição em Espanhade livros proibidos que não podiam ser impressos, vendidos ou mesmo lidos; a Inquisição, um tribunal religioso, mas sujeito à vontade régia, que investigava a vida daqueles que eram suspeitos de actos contra a fé católica.





O CASO PENINSULAR




   A posição geográfica periférica da Península Ibérica em relação aos focos da Reforma e a acção das autoridades religiosas e políticas explicam a quase ausência de movimentos religiosos reformistas.
   Em 1478, em Espanha, os Reis Católicos reactivaram a Inquisição como reacção à poderosa comunidade judaica.Perseguidos pelas diferenças religiosas, mas também económicas, os judeus foram expulsos ou forçados a converter-se ao Cristianismo.
    Em Portugal, em 1496, D. Manuel I ordenou a expulsão dos judeus que não se convertessem à fé católica. os que optaram pela conversão forçada eram chamados cristãos novos. Estes foram perseguidos e sistemáticaAuto-de-fémente acusados pela Inquisição, introduzida por D. João III em 1536, de continuarem a praticar rituais judaicos. Assim, milhares de cristãos novos foram presos, torturados e muitos deles condenados à fogueira em autos-de-fé.
A censura da Inquisição estendeu-se à cultura e muitas obras foram alteradas ou proibidas e humanistas como Damião de Góis perseguidos. Nesta acção de vigilância da moral e da fé, os monarcas contaram também com o apoio da Companhia de Jesus. A acção destas instituições contribuiu para uma forte estagnação cultural.

CONCEITOS:

Contra - Reforma Movimento da Igreja Católica de reacção ao avanço do protestantismo e de reorganização interna da Igreja.
Concílio – Assembleia de bispos, convocada pelo Papa, para análise de problemas dos cristãos. Estes concílios tomavam o nome da cidade onde se realizavam.
Inquisição  ( Tribunal do Santo Ofício) – Criado no séc. XIII, por Gregório IX, para combater a heresia albigense. Tinha poderes para inquirir, confiscar bens e punir todos os suspeitos de heresia e praticantes de feitiçaria.
Cristãos- novos – Judeus convertidos ao Cristianismo. Esta expressão foi utilizada para distinguir estes novos membros da Igreja dos chamados cristãos –velhos.

VERIFICA O QUE SABES:

1.  Apresenta as medidas adoptadas pela Igreja Católica em resposta à Reforma protestante.
2. Avalia  impacto da acção da Inquisição na Península Ibérica.
Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger