LUTERO E A QUESTÃO DAS INDULGÊNCIAS
Em 1513, o Papa Leão X ordenou uma nova concessão de indulgências ( perdão pelas penas devidas pelos pecados) aos fiéis que contribuíssem para a conclusão da Basílica de São Pedro, em Roma. Martinho Lutero, um monge alemão que considerava esta prática como um simples negócio que nada tinha a ver com a missão espiritual da Igreja, exprimiu publicamente o seu desacordo em relação às indulgências num documento ( As Noventa e Cinco Teses contra as Indulgências) que afixou a 31 de Outubro de 1517, na porta da Catedral de Vitemberga (Alemanha). Naquele documento, Lutero recusava ao a capacidade de perdoar os pecados, declarando que tal poder pertencia exclusivamente a Deus.
OS MOVIMENTOS PROTESTANTES
Lutero foi excomungado e expulso da Igreja em 1521, como resposta à sua critica. Valeu-lhe a protecção e apoio de alguns príncipes alemães desejosos de maior independência face ao papado.
O Luteranismo defendia a fé como único caminho para alcançar a vida eterna, o contacto directo com a palavra de Deus ( a Bíblia foi traduzida para diversas línguas nacionais) e a desvalorização dos rituais. Para Lutero, a Igreja também não deveria possuir bens materiais, o que levou muitos príncipes alemães a apoiarem as suas ideias com o fim de se apropriarem dos bens da Igreja Católica. Estas ideias deram origem ao protestantismo.
EM 1536, na Suíça, João Calvino inicia um movimento – Calvinismo – caracterizado por uma doutrina mais radical, defendendo a predestinação. Segundo esta teoria, cada homem, quando nasce, já está predestinado por Deus à salvação ou à condenação.
Em Inglaterra, O rei Henrique VIII, pretende anular os eu casamento com Catarina de Aragão para desposar Ana Bolena e perante a recusa do Papa, rompe com Roma através do Acto de Supremacia (1534). O rei torna-se então o chefe espiritual da Igreja submetendo-a à sua autoridade. O anglicanismo assemelha-se ao catolicismo na forma e ao calvinismo nos conteúdos.
Nalguns países, a oposição entre católicos e protestantes levou ao desencadear de guerras em que as ambições políticas se misturavam com ideias religiosas.
A Adesão de diversos soberanos cristãos à Reforma protestante significou a perda de influência de Roma sobre vastas regiões da Europa.
VARIANTES DA RELIGIÃO CRISTÃ
clica na imagem para ampliar
CONCEITOS:
PROTESTANTISMO – Conjunto de doutrinas religiosas resultantes da cisão com Roma. Inicialmente, chamaram-se protestantes aos luteranos que protestaram contra as medidas do Imperador Carlos V, em 1529, que desejava restabelecer a unidade religiosas na Alemanha. Mais tarde, todas as Igrejas que se afastaram da obediência ao Papa foram também chamadas protestantes.
VERIFICA O QUE SABES:
1. Explica a oposição de Lutero em relação às indulgências.
2. Justifica o apoio dos príncipes alemães a Lutero.
3. Distingue os princípios doutrinários do catolicismo e dos movimentos protestantes.
Enviar um comentário