Os gregos no século v a. C.

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
A GRÉCIA – AS CIDADES- ESTADOS – A ECONOMIA ATENIENSE

    A Grécia é uma região montanhosa, de costa muito recortada, que se situa no Sul da Europa, junto do Mediterrâneo. Além do continente propriamente dito, fazem parte do mundo grego numerosas ilhas do Mar Egeu e  a zona costeira da Ásia Menor.
Grécia - um território montanhoso
   Apesar da pobreza do solo, esta região atraiu vários povos, que ai se fixaram. Durante o segundo milénio a.C., Aqueus, Eólios, Jónios e Dórios invadiram e ocuparam a Grécia. Com o passar dos séculos, as diferenças entre estes povos esbateram-se. Da sua união nasceu o povo grego ( ou heleno).
   A pobreza do solo e a atracção pelo mar levaram muitos Helenos a deixarem a sua terra e a espalharem-se por outras regiões do Mediterrâneo, onde fundaram novas cidades em tudo semelhantes às da Grécia – as colónias. Entre todas as colónias gregas sobressaíam, pela sua riqueza e importância, as colónias do Sul de Itália, designadas por Magna Grécia ( Grande Grécia).

AS CIDADES- ESTADOS

   Os Gregos habituaram-se a viver separados pelas montanhas, em cidades independentes, a que chamavam pólis ( cidade –estado).
   Cada pólis tinha o seu território, as suas leis, o seu governo. Embora se considerassem todos Helenos ( ou Gregos), os cidadãos de uma pólis sentiam-se estrangeiros em qualquer outra cidade- estado da Grécia.

A ECONOMIA ATENIENSE
   Atenas era a mais rica de todas as cidades- estados. No seu território, a Ática, cultivavam-se a vinha e a Oliveira, fabricava-se artesanato de grande qualidade ( vasos de cerâmica, armas) e exploravam-se ricas minas de prata. Muitos destes produtos eram carregados em Navios, também fabricados na cidade, e vendidos noutras paragens do Mediterrâneo. Atenas enriqueceu graças ao comércio marítimo.

A CIDADE E O ESPAÇO CÍVICO
  
Planta da cidade -estado

Se pudéssemos percorrer Atenas do século V a. C., distinguiríamos, com facilidade, três zonas:
1. a acrópole , a parte alta, onde se situavam o palácio e a maior parte dos templos, entre eles o da deusa Atena, protectora da cidade.
2. a ágora , ou praça pública, numa zona mais baixa. Era ai que os Atenienses se reuniam para tratar do governo da cidade, dos seus negócios ou para conversar. Em redor da ágora estavam as asas de habitação, simples e sem comodidades. A vida ateniense fazia-se muito ao ar livre, pois aí se comerciava, filosofava ou se faziam diversões;
3. os campos agrícolas, embora pobres, que circundavam estas duas zonas importantes.
Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger