Os sinais de crise e as críticas à Igreja

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
OS SINAIS DA CRISE
   A crise na Igreja católica aumentava de proporções desde o século XIV. Entre estes sinais da crise podemos destacar três:

  • O Grande Cisma do Ocidente ocorreu entre 1378 e 1417 devido à eO Grande Cisma do Ocidentexistência de dois Papas, em Avinhão e em Roma, contribuindo para a perda de prestígio da Igreja. Este conflito só terminou com a eleição do Papa Martinho V, que restabeleceu Roma como único centro espiritual do catolicismo. 

  • Os conflitos entre o papado e os reis resultavam da disputa do poder temporal. Os Papas, chefes espirituais, pretendiam um maior protagonismo político face ao poder dos monarcas. Os rendimentos obtidos por toda a Europa católica eram utilizados pelos Papas na luxuosa corte papal de Roma e no seu exército, que enviavam contra reis e governantes cristãos.

  • O comportamento de uma parte do clero era alvo de criticas pela comunidade cristã. Os cardeais, os bispos e os abades descuravam os aspectos espirituais, vivendo no luxo e comprando e acumulando cargos políticos. Muitos monges e padres não possuíam conhecimentos no campo religioso e levavam uma vida afastada dos valores cristãos e evangélicos.

AS CRÍTICAS À IGREJA

     Nos séculos XIV e XV, face a esta crise moral e religiosa, surgiram no interior da própria Igreja focos de contestação, destacando-se o padre checo João Huss e o monge dominicano de Florença, Savonarola. Estes homens defendiam a ideia de que os cristãos deviam basear a sua prática religiosa na Bíblia. Ao porem em causa a autoridade do Papa, a riqueza e a ostentação da Igreja e a amoralidade do clero, foram considerados heréticos e condenados à morte pela fogueira.
   Os humanistas também contribuíram para a reflexão sobre a Igreja: fazendo traduções exactas dos Evangelhos e a partir dos textos originais, criticando algumas práticas que consideravam mais próximas da superstição do que da religião e defendendo a renovação da Igreja.
   Por outro lado, a Imprensa  permitiu uma maior difusão dos textos bíblicos e uma maior participação dos leigos na vida religiosa gerando a ideia de que era necessário realizar uma reforma à Igreja. Esta Reforma teria como objectivo reconduzir a Igreja à pureza original do Cristianismo, tal como este tinha sido pregado e vivido por Jesus e pelos primeiros Cristãos.

CONCEITOS:

Reforma – Movimento religioso de renovação da Igreja, iniciado por Lutero no século XVI e que conduziu à divisão da Igreja Católica Romana. É nesta altura que surgem As igreja reformadas ( luterana, calvinista e angelicana)

VERIFICA O QUE SABES:
1. Explica por que se pode falar de crise na Igreja no século XV.
2. Justifica porque motivo João Huss e Savonarola foram condenados à fogueira.
3. Refere o contributo dos humanistas para a reforma da Igreja.
Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger