Resumo 7º / 8º ano - Teste Intermédio

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7ºAno
Grécia
Situação Geográfica
»A Grécia fica situada na Península Balcânica e é banhada a ocidente pelo mar Jónico, a oriente pelo mar Egeu e a sul pelo mar Mediterrâneo.
» Atenas fica situada a Sudoeste da Europa, ao sul da Península Balcânica, zona do Mediterrâneo.
Polis ou cidade-estado(Esparta,Tebas, Atenas)
Comunidade autónoma de homens livres, os cidadãos, com leis e deuses próprios, habitando um pequeno território independente
·         Acrópole - parte mais elevada protegida por muralhas, principais templos e edifícios.
·         Ágora - espaço para habitação e comércio.
·         Campos de cultivo
Expansão grega
Os gregos emigravam para fundar colónias.
Elementos de união das colónias com a metrópole: língua, costumes, deuses, jogos, relações comerciais.
Actividades económicas
·         Agricultura – trigo, cevada, vinho e azeite
·         Artesanato – cerâmica fabrico de armas, construção de navios
·         Comercio – importavam: cereais, madeira, metais
                             − exportavam: produtos agrícolas e artesanais
·         Extracção de prata
·         Actividade marítima de Atenas
Sociedade Ateniense
·         Cidadãos – homens livres, maiores de 18 anos possuíam terras e participavam no governo da cidade
·         Metecos – estrangeiros que viviam em Atenas, homens livres que pagavam impostos, prestavam serviço militar e dedicavam-se ao comércio
·         Escravos – não tinham direitos, considerados elementos de trabalho
Regimes políticos
Monarquia → Aristocracia(dos nobre)→ Oligarquia(dos mais ricos) → Tirania(recorre á força e violência) → democracia(exercido pelos cidadãos
Funcionamento do regime democrático
Instituições:
·         Eclésia – constituída por cidadãos(aprovava as leis, decidia das paz ou guerra…)
·         Bulé – assembleia de 500 membros, prestava trabalhos de Eclésia
·         Magistrados – 10 arcondes, 10 estrategas
·         Tribunais


7ºAno
Limitações da democracia
Só os cidadãos participavam na vida publica, a sociedade ateniense era esclavagista(vivia á base do trabalho escravo), praticavam o ostracismo(afastavam os que pusessem em perigo o regime democrático

A vida quotidiana em Atenas
O homem politico vivia principalmente no exterior, a Ágora (local de comércio, de encontro, de negócios), Palestra e Ginásio(locais de encontro, dos banhos, de actividades físicas), gineceu(local da casa destinado ás mulheres)
Educação
·         Rapaz: até aos 7 anos era educado pela mãe, aos 7 anos era entregue a um pedagogo, pelos 14 anos frequentavam o ginásio, dos 18 aos 20 anos prestava serviço militar tornava-se cidadão
·         Rapariga: aprendia as lides domésticas, era educada pela mãe no Gineceu
Religião (Zeus)
Características dos deuses gregos: seres superiores e imortais, tinham poderes sobrenaturais, podiam transformar-se, tinham virtudes e vícios com o homem
Arte (equilíbrio, harmonia, justa proporção)
Desenvolveram:
·         Arquitectura – três ordens: dórica, jónica, coríntia
·         Escultura – naturalidade, movimento, serenidade
·         Pintura – cenas mitológicas, pintura nos vasos
Romanos
Situação geográfica
Roma situa-se na Península itálica junto ao Rio Tibre
Expansão Romana
Factores de integração dos povos dominados: o exército, a administração, a língua, o direito.
Romanização – influência da civilização romana sobre os povos dominados.
Actividades económicas
·         Indústria artesanal: cerâmica, produtos de luxo, extracção mineira
·         Agricultura: cultivo de cerais, azeite, vinha e criação de gado
Sociedade Romana
·         Ordem senatorial: senadores – ocupavam cargos administrativos
·         Ordem equestre: cavaleiros – dedicavam-se à administração do império, negócios
·         Plebe: urbana – pequenos comerciantes, rural – camponeses e pop.
·         Libertos: antigos escravos
·         Escravos



7ºAno
Poder Imperial
Regime político: Republica, Império
Poderes do Imperador: direito de veto, comandante dos exércitos, sacerdote supremo, controlo da administração, cunhar moeda
Decisões do imperador: militares, legislativas, religiosas
Arquitectura Romana
Características: monumental, carácter prático || Influências: Etruscos e Gregos || Elementos inovadores: Arco de volta perfeita, abóbada, cúpula || Construções: Aquedutos, pontes, templos.


8ºAno
O comércio à escala mundial
Rotas do comércio Internacional
·         Rota do Cabo – ligava a costa ocidental africana e a costa oriental
·         Rota Triangular – ligava a Europa, África e América
Novos produtos do quotidiano
·         Europa – produtos manufacturados,
·         Ásia – perfumes, especiarias, porcelanas e sedas
·         África – ouro, escravos, marfim, malagueta
·         América – açúcar, madeiras ouro, prata
Motivações portuguesas para a expansão
·         Clero – alargamento da fé
·         Nobreza – novos cargos militares
·         Classes populares – novas ocupações e terras de cultivo
·         Burguesia – procura de cereais, especiarias, açúcar, plantas tintureiras e escravos
Interesse dos Portugueses na cidade de Ceuta
É uma cidade muito rica e as principais rotas do comercio passam por lá e tinha ma excelente localização geográfica que permitia partir para novas descobertas.
Navegação dos Antigos e dos Portugueses
Os antigos não tinham muitos conhecimentos dos tipos de navegação, enquanto os Portugueses usavam o astrolábio, o anel náutico, a balestilha, o quadrante e usam a caravela(permite bolinar)
Espanhóis e Portugueses na América
·         Espanhóis – América central e do sul, Filipinas
·         Portugueses – Brasil, norte de África, Angola, Moçambique, Índia, Malaca
Renascimento
Movimento de renovação que se inspira na antiguidade clássica (Grécia, Roma)
Itália o berço do Renascimento
Cidades autónomas enriquecidas(Florença, Génova, Veneza), senhores e burgueses ricos, abundância de ruínas e obras de arte greco-romanas, presença de intelectuais e artistas bizantinos e o mecenato



Características do Renascimento
·         Humanismo – valorização do homem
·         Naturalismo – conhecimento através da observação e experiencia
·         Classicismo – inspiração nos modelos clássicos
Estilo Manuelino
Cordas, folhas, redes, conchas, corais, troncos, cruz de Cristo, esfera armilar, escudo real
Difusão do humanismo
Publicação de obras, contactos entre os intelectuais, acção das escolas e universidades, a imprensa(maior difusão das obras literárias). Humanistas: Maquiavel, Castiglione, Rabelais
Humanismo – movimento literário que fez ressurgir as letras greco-romanas.
Crise da Igreja católica
Devido a:
Perda de prestígio de Roma, vida luxuosa dos papas e clero em geral, compra de cargos eclesiásticos, incapacidade do Papado em tomar medidas urgentes, rivalidade entre os senhores do clero, instabilidade e medo, denúncias de abusos pelos intelectuais e humanistas
Martinho Lutero
 vai elaborar as 95 teses contra as indulgências

 Igrejas protestantes

·         Luteranismo – a salvação alcança-se pela fé
·         Calvinismo – a salvação do homem está predestinada por Deus
·         Anglicanismo – O chefe supremo da Igreja é o rei
Reacção da católica
Medidas para combater as ideias protestantes:
·         Convocação do Concilio de Trento
·         Reforço do Tribunal da Inquisição
·         Criação do Índex


Realizado por : Rui Neves  9º C

Escola Secundária de Sampaio


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+ comentários + 3 comentários

Anónimo
29 de janeiro de 2012 às 10:40

Será que podiam por testes de historia de 8ºano ?
Obrigado

Anónimo
5 de fevereiro de 2012 às 10:53

Obrigado!!!

Anónimo
31 de maio de 2013 às 09:21

podiam por os resumos de historia da revolução francesa até à revolução portuguesa? mt obg

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